– O examinador deve dispor de uma cadeira de aproximadamente 46 cm de altura. Esta deve ter para braços a cerca de 65 cm de altura, assim como relógio ou cronômetro;
– Deve haver, no chão, uma marcação clara de uma distância de três metros a ser percorrida;
– O paciente deve utilizar seus calçados de uso regular, assim como o dispositivo de marcha (nenhum, bengala, muleta, andador) que deve estar à mão do paciente para o teste;
– Nenhuma espécie de auxílio deve ser oferecido durante o teste;
– O paciente inicia na posição sentada com os braços apoiados na cadeira e com dispositivo de marcha nas suas mãos;
– Ao sinal, o paciente deve andar três metros no ritmo usual do dia-a-dia, de forma confortável e segura;
– Após completar o percurso, o paciente deve virar-se (evitando uso de algum objeto como pivô), retornar à cadeira e sentar-se novamente;
– O sujeito pode praticar o teste uma vez, sem ser cronometrado, para se familiarizar.
≤ 10 segundos: O paciente mostra um resultado dentro dos limites normais
≤ 20 segundos: O paciente tem mobilidade adequada, podendo sair sozinho sem assistência técnica
≤ 30 segundos: O paciente tem problemas de mobilidade, requer assistência para caminhar e não é independente.
*Para facilitar a aplicação do TUG, criamos o cronômetro abaixo:
Orientação para o Teste de Fluência Verbal (semântica): O paciente deve estar acomodado de forma confortável, e o examinador deve orientar que fale a maior quantidade possível de nomes de animais, de qualquer espécie. Deve-se esclarecer que quanto maior a lista de palavras, melhor. Nomes de animais em extinção, animais imaginários ou mágicos (como dragão ou unicórnio) são considerados na pontuação. Não serão contabilizados os nomes próprios de animais.
Criamos um cronômetro para a aplicação do instrumento:
–Os autores propuseram que ao paciente deveria ser entregue uma folha de papel em branco e lápis ou caneta. Em seguida deve-se dar instruções em duas etapas: 1 – Desenhe um relógio e inclua todos os seus números; 2 – Posicione os ponteiros do relógio marcando 2:45.
1 – Orientação temporal:
Perguntar ao paciente sobre orientação no tempo
Observação: um ponto para cada resposta correta
2 – Orientação espacial:
Perguntar ao paciente sobre orientação no espaço
3 – Memória Imediata (ou registro):
Relatar o seguinte comando ao paciente: “Vou dizer três palavras e gostaria que você as decorasse pois vou perguntá-las novamente depois”
4 – Atenção e cálculo:
Pedir para o paciente realizar subtrações seriadas de sete dígitos a partir de 100.
Alternativa: soletrar a palavra mundo de trás para frente (O – D – N – U – M)
5 – Memória de evocação (recall):
Pedir para o paciente repetir as palavras ditas anteriormente.
6 – Nomeação:
Mostrar dois objetos corriqueiros e pedir para o paciente nomeá-los.
Observação: um ponto para cada objeto nomeado corretamente
7 – Repetição:
Pedir para o paciente repetir a frase “Nem aqui, nem ali, nem lá”.
Observação: Um ponto se repetir toda a frase corretamente
8 – Compreensão e execução de comandos:
Dar duas ordens simples e solicitar para o paciente realizá-las.
Observação: um ponto para cada ordem executada corretamente
9 – Leitura:
Mostrar ao paciente um cartão com a seguinte frase “Feche os olhos” e pedir para ele lê-la e executá-la
Observação: Um ponto se o paciente executar a instrução corretamente
10 – Escrita:
Solicitar ao paciente que escreva uma frase completa e coerente
Observação: Um ponto se a frase for completa e coerente
11 – Cópia de desenho::
Pedir para o paciente copiar um desenho com dois pentágonos.
Os pentágonos devem apresentar dois pontos de intersecção, formando um quadrilátero.
– Tremor e rotação do papel devem ser ignorados.
– Seguir um dos exemplos abaixo.
Observação: um ponto se cópia do desenho realizada corretamente
Interpretação: